Nova Mutum Esporte Clube
Foi realizada na tarde desta terça-feira (9), na sede da Federação Mato-grossense de Futebol, o Congresso Técnico da Copa FMF 2024.
A competição está prevista para ter início no dia 1º de setembro. Seis clubes confirmaram presença até o momento: Cáceres, Cuiabá, Mixto, Nova Mutum, Primavera e Operário Várzea-grandense. O campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2025.
A Academia e o Sport Sinop participaram da reunião, mas pediram um dia para decidirem se vão jogar. União e Luverdense não mandaram representantes e estão fora.
De acordo com o regulamento assinado pelos 10 clubes que disputaram o Campeonato Mato-grossense 2024, os classificados de 3º a 8º na primeira fase do estadual são obrigados a disputar a Copa FMF.
Em caso de descumprimento pagarão multa de R$ 30 mil.
Os dois clubes que acabaram de subir, Cáceres e Sport Sinop, assim como Cuiabá e União, campeão e vice estadual, não são obrigados a participar.
Conforme o regulamento geral de competições, a CBF só concede vagas nas suas competições através de torneios seletivos, caso haja pelo menos seis times participantes.
Se não houver seis times nesta Copa FMF, fica decidido que ela não será realizada.
Valores aos clubes
A FMF anunciou no congresso que vai distribuir R$ 200 mil para as equipes participantes.
O valor será dividido em quantias iguais para os clubes.
Além disso vai cobrir todos os custos com arbitragem.
Fórmula de disputa
O sistema escolhido foi todos contra todos em turno único, avançando os quatro melhores.
Semifinal e final será no sistema mata-mata.
Se oito times confirmarem participação, serão dois grupos de quatro em cada. Turno e returno dentro dos grupos e passam os dois melhores de cada. Semi e final também mata-mata.
Texto: ASSCOM
Fotos: Reprodução/FMF